No último dia 17 de setembro (terça-feira), a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da Superintendência de Gestão de Pessoas e Saúde Ocupacional (SGPSO) iniciou visitas de interiorização das ações que realizam, conforme previsto no Planejamento Estratégico 02 – Saúde Ocupacional.
A iniciativa tem como objetivo integrar as equipes de defensoras, defensores, servidoras, servidores, estagiárias e estagiários, colaboradores terceirizados das unidades da DPMG pelo estado. Durante as visitas, foram compartilhadas informações relevantes das diretorias da SGPSO, incluindo a Diretoria de Desenvolvimento do Servidor e Saúde Ocupacional, a Diretoria de Direitos, Vantagens e Aposentadoria e a Diretoria de Pagamentos. Também foram realizadas atividades focadas na saúde ocupacional, como aferição de pressão arterial, medição de glicose, ajustes ergonômicos, ginástica laboral e palestras sobre saúde mental no ambiente de trabalho, segurança e ergonomia.
“Acreditamos que a interação pessoal fortalece nossas relações e contribui para o reconhecimento e a valorização do nosso trabalho, além de proporcionar diversos outros benefícios”, explica Carla Aparecida de Souza Carvalho, superintendente de Gestão de Pessoas e Saúde Ocupacional da DPMG.
As Unidades da DPMG de Contagem, Uberaba e Ibirité foram selecionadas como projeto piloto. A visita em Contagem foi realizada dia 17 de setembro; Uberaba e Ibirité nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, respectivamente.
De acordo com Carla, “os resultados até o momento têm sido positivos, permitindo-nos alcançar o principal objetivo do projeto: promover informações funcionais de saúde física e mental para todas e todos”, afirma.