Coordenadora da Esdep, defensora pública Silvana Lobo (ao centro), e estudantes de Direito

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da sua Escola Superior (Esdep), está promovendo neste mês de outubro o projeto “Faculdades na Defensoria”. No período, estudantes de graduação em Direito farão visitas técnicas à Instituição para conhecerem sua atuação, infraestrutura e público atendido, assim como defensoras e defensores públicos realizarão palestras nas instituições de ensino para abordar a missão constitucional da Defensoria Pública, seus serviços, projetos e programas realizados. 

O objetivo é transmitir aos alunos noções de cidadania e responsabilidade social, tendo como foco o contato, visão e aprendizado prático da organização da DPMG, bem como o conhecimento da estrutura e competência da Instituição. 

As visitas realizadas nesta semana foram acompanhadas pela servidora Ana Carolina Gonçalves Petracconi, integrante do Setor de Atendimento da DPMG em Belo Horizonte. 

Nestas segunda e terça-feira (7 e 8/10), a DPMG recebeu a visita dos alunos da Faculdade Newton Paiva e da Faculdade Anhanguera, respectivamente. Estão previstas ainda visitas da Faculdade Una – Campus Aymorés (14/10 – 16h) e da Faculdade Una – Unidade Vetor Norte (29/10 – 9h).  

Além disso, ocorrerá uma palestra na Faculdade Faminas com o tema “A injustiça da defesa criminal na atualidade”, ministrada pela defensora pública Silvana Lourenço Lobo, às 9h, pela plataforma Teams. 

Esdep e a educação em direitos 

A defensora pública e coordenadora da Escola Superior da DPMG, Silvana Lourenço Lobo, destacou a importância das iniciativas da Instituição no processo de educação em direitos e na formação dos futuros profissionais da área jurídica. Segundo ela, os projetos da Escola visam não apenas ao aprendizado técnico, mas também a sensibilização dos estudantes sobre o impacto social da Defensoria Pública. 

“Um dos projetos que desenvolvemos na Esdep é justamente a aproximação das faculdades, para que conheçam nossa instituição. Além disso, nossas defensoras e defensores públicos também têm a oportunidade de ir às faculdades para falar sobre a Defensoria e os temas em que atuamos, que são de extrema relevância para a sociedade”, explicou Silvana Lobo. 

A coordenadora da Esdep ressaltou a importância de proporcionar aos alunos uma experiência direta com o dia a dia da Defensoria Pública. “Quando os alunos visitam a Defensoria, além de terem um conhecimento teórico adquirido nas aulas de Direito Constitucional, eles podem observar de perto como os atendimentos são realizados, vendo o cuidado e a humanidade com que tratamos nossas assistidas e assistidos”, afirmou. 

Conhecimento das atuações da DPMG 

Silvana Lobo também destacou a amplitude de atuação da Defensoria, mencionando casos emblemáticos e sua relevância para a coletividade. “A Defensoria, além de prestar atendimento personalizado, focado na resolução de conflitos, dá prioridade para soluções extrajudiciais sempre que possível”, acrescentou. 

A coordenadora finalizou pontuando a importância de ações como as que envolvem as tragédias de Brumadinho e da creche em Janaúba, além de enfatizar o impacto da Defensoria na sociedade como um todo. “Essas atividades demonstram a amplitude da nossa atuação, que vai além do atendimento às pessoas vulneráveis, abrangendo toda a sociedade e mostrando como a Defensoria Pública é um serviço essencial e efetivo no Estado de Minas Gerais”. 

 Mateus Felipe – Jornalista/DPMG.