Visando ao aprimoramento contínuo da Comunicação Interna – um dos objetivos do Projeto 16 do Planejamento Estratégico 2023-2025 -, a Assessoria de Comunicação e Cerimonial da Defensoria Pública de Minas Gerais (ASCOM) divulga os resultados da 2ª Pesquisa de Comunicação Interna. 

A pesquisa foi realizada durante os meses de junho e julho deste ano. O questionário foi enviado para as defensoras e defensores públicos, servidoras e servidores, estagiárias e estagiários e demais públicos diretamente envolvidos na rotina da DPMG. 

Nesta segunda edição houve aumento de 85% no número de participantes, com respostas de 356 pessoas. A pesquisa realizada em 2023 contou com a participação de 192 pessoas.  

Em relação ao público participante, os números revelam uma participação mais abrangente e diversificada – 29,8% das respostas foram de defensoras e defensoras; 26,7% de servidoras e servidores; 18,5% de estagiárias e estagiários; e 25% de outros públicos. Na pesquisa anterior, a grande maioria das respostas partiu de defensoras e defensores públicos. 

A participação do público das Unidades do interior teve aumento de cerca de dez pontos percentuais em relação a 2023, passando de 43,2% para 53,7%. Concentrando o maior número de participações, o público de Belo Horizonte contribuiu com 166 respostas, o equivalente a 46,3% do total. 

Entre os pontos contemplados na pesquisa estão a percepção dos públicos internos sobre as ferramentas e canais de Comunicação utilizados; qualidade e volume de conteúdos veiculados; campanhas e ações internas realizadas; avaliação sobre utilização da intranet; e outros. 

No comparativo com os resultados de 2023, a Pesquisa de Comunicação Interna 2024 mantém, de forma geral, uma avaliação positiva, diante dos meios disponíveis, quanto à produção, fluxo das informações fornecidas, canais utilizados, bem como as estratégias adotadas pela ASCOM. 

A ASCOM agradece a participação de todas e todos. A pesquisa ajuda a apontar os problemas e entraves na comunicação, bem como mensurar a qualidade do que está sendo divulgado, o alcance, as adequações que precisam ser feitas e as melhorias que podem ser implementadas.    

Clique para ler o detalhamento e as principais conclusões da pesquisa.