Manual da marca da Defensoria Pública de Minas Gerais (Res. 2677/2024, DODP 21/06/2024)
>> acesse aqui o PDF
Download dos papéis-carta (formato Word)
• NOTA: Nos arquivos .doc, faça a adequação de texto com o nome do setor ou unidade, no cabeçalho abaixo do logotipo, e no rodapé, com as informações afins (endereço, telefone)
Download das imagens
BRASÃO na extensão PNG em fundo transparente
SELO (com a sigla DPMG) na extensão PNG em fundo transparente
• NOTA: Após clicar no link, outra página será aberta com a imagem, então clique com o botão direito sobre ela e, em seguida, na opção “Guardar a imagem como…”
Orientações e regras básicas de aplicação – A utilização da marca oficial é obrigatória para a confecção de peças processuais, manifestações em processos eletrônicos e demais comunicações internas e externas, por meio de papel impresso ou digital. É vedado o uso de marca d’água. A imagem da marca ou do selo deve estar posicionada na parte superior da folha ou mídia, de forma centralizada ou, excepcionalmente, à esquerda.
- Usar sobre fundo sem textura, de preferência cor clara, neutra, evitando o fundo sólido (chapado), fotográfico ou textura que comprometa a legibilidade.
- Não excluir ou acrescentar elementos em qualquer das formas de aplicação apresentadas na pág. 3 do Manual.
- Não distorcer a imagem.
- Não alterar as cores, o alinhamento e a proporção dos elementos.
- Não aplicar sombra.
- Não rotacionar.
Gerenciamento
A marca é vista atualmente como um ativo estratégico intangível, importante para a diferenciação e o posicionamento público no alcance dos objetivos de crescimento. Por meio dela podem-se identificar as atividades da Instituição e todos os seus serviços. Por ser a unidade representativa da Defensoria Pública de Minas Gerais na comunicação visual com seus públicos e sua composição com muitos elementos, a marca gráfica da Instituição deve ser reproduzida com precisão em todos os seus detalhes. Por isso, é necessário que os critérios do Manual sejam rigorosamente aplicados.
Cabe à Assessoria de Comunicação e Cerimonial da DPMG (Ascom) estabelecer ou analisar/aprovar o padrão gráfico para os sistemas visuais utilizados pela Instituição, de forma a assegurar a correta aplicação da identidade visual nos materiais impressos, dispositivos, peças de comunicação e identificação utilizadas por todos os setores e unidades, além de gerenciar a utilização em peças elaboradas por terceiros sejam na condição de fornecedor ou a Defensoria de Minas como parceira ou apoiadora.
Contatos: ascom@defensoria.mg.def.br | 31 3526-0510 / 513 / 472
Marca oficial da DPMG
A composição da marca da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais – logotipo e slogan – e sua identidade visual têm o propósito de representar graficamente os valores e conceitos que caracterizam e constituem a atividade profissional da Instituição, dentre eles o de garantir o acesso à justiça e cidadania aos mais necessitados, assegurando a democratização do Sistema de Justiça.
A assinatura gráfica institucional da Defensoria Pública de Minas Gerais está regulamentada pela Resolução 075/2012. A utilização da marca oficial está a cargo de um profissional da Assessoria de Comunicação e Cerimonial.
>> Visite também a página “Identidade visual da DPMG”, disponível na aba Ascom/Cerimonial
CONTATO
A Ascom/DPMG está à disposição para esclarecer dúvidas e fornecer outras orientações necessárias aos procedimentos operacionais de aplicação da marca.
E-mail: ascom@defensoria.mg.def.br
Endereço: Unidade I – Rua dos Guajajaras, nº 1707 – 8º andar. Barro Preto.
30.80-099 – Belo Horizonte-MG