A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da sua Escola Superior (Esdep), deu continuidade ao treinamento para a utilização do sistema Solar – Solução Avançada em Atendimento de Referência.
Nesta segunda fase de implantação do sistema, toda a equipe da área de saúde (defensoras, defensores públicos, servidoras e servidores) de Belo Horizonte receberam a qualificação nos dias 11 e 12 de novembro. O objetivo é que todas as demandas dessa área na capital utilizem o sistema já a partir da próxima quarta-feira (13/11).
O sistema Solar foi originalmente desenvolvido pela Defensoria Pública do Tocantins e, atualmente, está presente em 18 Defensorias Públicas em todo o Brasil.
O Solar foi projetado para absorver todas as informações dos processos da Defensoria Pública e se integrar a outros sistemas do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, como o SEEU, PJe e eProc. Além disso, permite o controle total dos atendimentos realizados pela Instituição, desde o cadastro inicial até a tramitação em instâncias superiores, o que garante uma visão completa do histórico de cada pessoa assistida.
“Esse é um sistema customizado para atender nossa realidade. A maior vantagem do Solar é que permite que o trabalho seja realizado de forma integrada e colaborativa, o que o torna um sistema vivo”, afirma Carolina Figueiredo.
Implantação e próximos passos
Após esse treinamento piloto realizado no último mês de outubro, o Solar foi inicialmente implantado nas varas de Feitos Tributários de Minas Gerais. Agora, também a área de saúde em Belo Horizonte utilizará. “Estamos ampliando o uso do sistema. Após a abertura desses braços na capital, nossos próximos passos incluem a expansão para o interior”, explica Carolina Figueiredo, destacando a importância de garantir a integração total do sistema antes de sua ampliação para todas as unidades da Defensoria Pública em Minas Gerais.
Estagiário Luigy Hudson, sob supervisão da Ascom.