A Assessoria de Comunicação e Cerimonial (Ascom), além do cuidado com a marca institucional, soma outras atividades para a implementação e condução de ações estratégicas com o objetivo de fortalecer a imagem da DPMG. A Ascom é órgão de assessoramento e apoio à gestão institucional, diretamente vinculado à Defensoria-Geral, sob a supervisão da Chefia de Gabinete, conforme determina a Resolução nº 71/2013.

A Ascom tem como principal atribuição a divulgação da imagem, da missão, das ações e dos objetivos estratégicos da Defensoria Pública para os públicos interno e externo, buscando consolidar e ampliar os relacionamentos, facilitar o processo de gestão e aprimorar a identidade institucional.

Divide-se em sete áreas de atuação:

1. Jornalismo / Atendimento à Imprensa – Responsável pela produção de matérias e notas para alimentação do site institucional da DPMG e da Escola Superior, além da intranet, elaboração de pautas e releases, sugestões e agendamentos de entrevistas e respostas às demandas da mídia.

2. Cerimonial – O setor é responsável pela organização dos eventos institucionais, desde a elaboração até a execução final, bem como acompanhamento e assessoramento em eventos externos da Defensoria-Geral de Minas Gerais.

3. Comunicação Visual e Publicidade – Atividade projetual voltada para a padronização visual, promoção da qualidade e redução de custos de documentos e materiais utilizados ou veiculados pela Instituição, e para a produção de peças gráficas impressas e eletrônicas de divulgação das ações, design editorial, material de identificação e sinalização. O setor é também responsável pelo gerenciamento de utilização da marca oficial (representação gráfica – Resolução DPG 075/2012) da DPMG, pela edição de vídeos institucionais, além de auxiliar na estruturação organizacional da informação nas plataformas de comunicação social, na elaboração do mapa do site (wireframes) e layouts das páginas (templates) do site.

4. Redes Sociais – Criação, produção e divulgação de conteúdos institucionais, informativos e de educação em direitos para redes sociais.

5. Audiovisual – Registro de ações e eventos de interesse da DPMG (cobertura fotográfica); organização do material fotográfico digital, de áudio e de vídeo.

6. Gestão de conteúdo institucional – Cabe à Ascom o gerenciamento do conteúdo de texto do site (Resolução nº 027/2014) e da página de abertura do Gerais (Intranet), incluindo menus e abas, com o apoio técnico da STI.

7. Comunicação interna – A Ascom também cuida da divulgação de informativos que sejam de interesse de assistidas, assistidos e do público interno em geral a serem publicizados nos ambientes físicos das sedes na Capital (Resolução nº 020/2024).

 

Instrução Normativa nº 17 da Corregedoria-Geral dispõe sobre a observância dos meios de comunicação institucionais
As publicações e o gerenciamento da plataforma inicial do Gerais (Intranet), o envio de procedimentos e comunicados do Gabinete da Defensoria-Geral e Subdefensoria-Geral por e-mail e a “Linha de transmissão” de mensagens via WhatsApp são de responsabilidade da Ascom. >> Acesse aqui a IN 17/2022, de 17/04/2022

 

CONTATO
E-mailascom@defensoria.mg.def.br
Endereço: Unidade I – Rua dos Guajajaras, nº 1707 – 8º andar. Barro Preto.
30.80-099 – Belo Horizonte-MG

 

OUTROS ATOS NORMATIVOS DE INTERESSE NA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

Instrução Normativa nº 09/2020/CGDPMG
Recomendações aos defensores públicos e servidores da Defensoria Pública sobre a conduta no uso das redes sociais.
>> acesse aqui

Instrução Normativa nº 08/2020/CGDPMG
Recomendações aos defensores públicos, servidores empregados públicos que possuir filiação partidária, candidato ou não, apoiador de candidato ou partido político.
>> acesse aqui

Instrução nº 01/2018/CGDPMG
Dispõe sobre a utilização da marca oficial da Defensoria Pública.
>> acesse aqui

Instrução nº 03/2011/CGDPMG
Dispõe sobre o dever dos membros e servidores de acessar periodicamente o Diário Oficial eletrônico do Estado e o “Sistema Casa” da Instituição.
>> acesse aqui

Instrução nº 04/2010/CGDPMG
Recomenda aos membros e servidores o acesso periódico ao Diário Oficial eletrônico do Estado e ao “Sistema Casa” da Instituição.
>> acesse aqui

 

MANUAL DE APOIO
Guia contém dicas para facilitar a solicitação de serviços à Ascom e apoiar defensoras e defensores públicos em seu relacionamento com a Imprensa e os Cerimoniais de outras instituições.

Clique aqui para acessar o manual| 1,17 KB  (atualizado em 16/08/2018)