A Base de Conhecimentos é um modelo perene de compartilhamento de informações. Supera o “banco de petições” e evolui progressivamente com a inclusão, dentre outros, de modelos de ofícios, rotinas de atuação, listas de documentos e sugestões de ferramentas úteis – além de já incluir atas, relatórios e enunciados das Câmaras de Estudos. Nela está disponível conhecimento aplicado à realidade específica de cada área, como forma de prestar assessoramento técnico a todas as pessoas com acesso ao e-mail funcional da Defensoria Pública de Minas Gerais, sejam ou não integrantes da carreira.

Petições estão adaptadas ao template aprovado pelas Câmaras, para conferir-lhes identidade visual, facilitar a pesquisa e o possível uso futuro em ferramentas de automação documental. A partir das diretrizes adotadas, houve atualização normativo-jurisprudencial, melhoria na linguagem e anonimização de dados, com o cuidado de observar orientações da Corregedoria-Geral e atos normativos do Conselho Superior.

Os documentos foram adequados à LGPD e hospedados em diretórios do OneDrive para aperfeiçoar a pesquisa e desburocratizar alterações. Em comparação ao armazenamento na intranet, há maiores agilidade (pois fica tudo a cargo das Câmaras) e segurança (a data e o nome da pessoa responsável por qualquer mudança ficam registrados).

A conta basedeconhecimento@defensoria.mg.def.br é vinculada à Escola Superior. Somente coordenadoras e coordenadores das Câmaras têm permissão de administrador nos respectivos temas. Demais pessoas têm acesso “somente leitura”.

Trabalhos acadêmicos permanecem exclusivamente na Revista da Defensoria Pública, após análise duplo-cego feita pelo Conselho Editorial.

OBS: Para acessar a pasta, no OneDrive, clique em Ctrl e no link abaixo: